“Tudo começou na internet, através do blog Jovem Nerd”, comenta Eduardo. O endereço, criado em 2002, com alguns amigos, servia de ponto de encontro onde debatiam sobre livros, filmes, quadrinhos e RPG. Por este e outro espaço virtual ( seu blog pessoal: Filosofia Nerd), passaram toda a trajetória de produção do livro, que surgiu de um verdadeiro misto de preferências e experiências pessoais do autor.
Filho de um piloto de avião e de uma comissária de bordo, Eduardo Spohr teve, como poucas crianças, a oportunidade de, muito cedo, viajar pelo mundo. As imagens e experiências de viagens, levaram-no a adquirir o gosto pela história do mundo, sobretudo pelas as lendas contadas ao longo dela. “Creio que a mitologia é a minha principal referência, não só a mitologia grega, mas a bíblica, com suas inúmeras lendas ligadas à espiritualidade”, afirma o autor.
Em 2001, construíram-se as bases para a produção do livro: Eduardo se forma em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro, e tira o segundo lugar em um concurso de contos promovido pela universidade. Sua história, intitulada “O Último Anjo”, foi publicada em um livro de coletâneas intitulado “Com a Palavra”, produzido e editado pelos próprios alunos, com apoio da Vice-Reitoria Comunitária. Mais tarde, ao participar de um curso de roteiro, ministrado pelo escritor José Louzeiro, o autor teve a ideia de transformar “O último anjo” em um livro. “Trabalhava com portais na internet, mas com a grande democratização da rede, fiquei desempregado. Foi nessa época que comecei a escrever 'A batalha do Apocalipse'. Levei dois anos, justamente o tempo que fiquei desempregado”, revela o autor.
Escrito o romance, Eduardo começou a verdadeira saga: publicar. Tirou do bolso uma primeira impressão, de 30 exemplares e os enviou a várias editoras. Todas se negaram. Foi quando novamente os blogs salvaram o romance. Os amigos do Jovem Nerd resolveram vender o livro no site e anunciá-lo em sua melhor ferramenta: o podcast que ia ao ar todas as sextas-feiras.
“Ganhei um outro concurso da gráfica em que imprimi os 30 exemplares e fiquei com 100 livros. Foram vendidos em menos de cinco horas, depois do podcast. Com a grana, mandei fazer mais 500. Vendi todos. Mas as editoras ainda não apareciam”, narra Eduardo. Dois anos depois, as editoras continuavam distantes de “A Batalha do Apocalipse”, mas o público não. O e-mail do site Jovem Nerd já acumulava oito mil pedidos de livros. Diante do número, os rapazes decidiram imprimir quatro mil exemplares, devidamente vendidos. Foram esses tais que finalmente despertaram o interesse das empresas editoriais.
“Lá no blog recebi muitos feedbacks, críticas dos leitores, que me ajudaram a aprimorar o livro que enviei pra Verus”. Em 2007, um selo pertencente ao grupo Record resolveu lançar o livro. A dona da editora tomou conhecimento pelo namorado da filha, ouvinte do podcast do blog. Um turbilhão de vendas.
Eduardo vendeu milhares de exemplares em poucas semanas e atualmente habita a confortável e privilegiada casta dos que vivem de literatura. O blog “Jovem Nerd”, famoso por seus Nerdcast’s, é agora procurado por grandes conglomerados, tendo fechado patrocínios, entre outros, com Saraiva, Nokia, Mc Donalds, Citröen e Banco do Brasil.
Longe de se considerar o “novo Tolkien”, como dizem os mais sensacionalistas, Eduardo diz que “A batalha do Apocalipse” é fruto sim de muito trabalho. “Foram diversas referências, muita pesquisa histórica, muitos filmes para que pudesse considerar o trabalho pronto”, ressalta. Para o autor, viver da escrita não é tão simples como se pensa. “Vejo isso como um trabalho normal, todos os dias me dedico a escrever um pouco e a estudar mais para garantir uma leitura de conteúdo. É um trabalho duro, mas o feedback dos leitores, que ainda recebo pelo blog e pelas redes sociais, ajuda bastante”.
Eduardo está de férias, mas já em processo de escrita de um novo livro, ambientado no mesmo universo de “A Batalha do Apocalipse”. “Mas não será uma continuação do primeiro, porque a batalha está terminada. Não será mais um livro em série”, anuncia o autor.
Livro: A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Sphor. Verus Editora. 586 páginas. R$ 59,90
Melhor preço em: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3047055/a-batalha-do-apocalipse-da-queda-dos-anjos-ao-crepusculo-do-mundo/?ID=BD188A957DA090E0C2D170223
Matéria de Mayara de Araújo para o Diário do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário